quinta-feira, 14 de julho de 2011

TESTE EM ANIMAIS

SERÁ QUE VALE A PENA DESTRUIR VIDAS PELO “BEM DA CIÊNCIA”?

Testes em Animais: Todo e qualquer experimento com animais cuja  finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.


Não é possível aceitarmos um comitê de ética para experimentação animal, pois consideramos que não existe ética nesse tipo de experimentação. Quando nos referimos aos animais, independentemente da espécie, raça, cor ou sexo, partimos do pressuposto que são vidas, sentem dor, medo e tudo mais que podemos sentir.
 

Diferentemente do que muitos pensam, os animais não estão aqui para nos servir. É nosso dever respeitá-los e protegê-los como seres vivos.




OS TESTES MAIS COMUNS :




  • Teste de Irritação dos Olhos: É utilizado para medir a ação nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. Os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. Os coelhos são os animais mais utilizados nos testes Draize, pois são baratos e fáceis de manusear. Seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados. Para prevenir a que arranquem seus próprios olhos (auto-mutilação), os animais são imobilizados em suportes, de onde somente as suas cabeças se projetam. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos permanentemente através de clips de metal que seguram suas pálpebras. Durante o período do teste, os animais sofrem de dor extrema, uma vez, que não são anestesiados.

  •  Teste Draize de Irritação Dermal: Consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva)
  • Teste LD 50 : Teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes. Cada teste LD 50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. A prova consiste em forçar um animal a ingerir uma determinada quantidade de substância, através de sonda gástrica. Isso muitas vezes produz a morte por perfuração. Os efeitos observados incluem dores angustiantes, convulsões, diarréia, dispnéia, emagrecimento, postura anormal, epistaxe, supuração, sangramento nos olhos e boca, lesões pulmonares, renais e hepáticas, coma e morte. Continua-se a administrar o produto, até que 50% do grupo experimental morra.
  • Testes de Toxidade Alcoólica e Tabaco: Animais são obrigados a inalar fumaça e se embriagar, para que depois serem dissecados, a fim de estudar os efeitos de suas substâncias no organismo. Mesmo sabendo que tais efeitos já são mais do que conhecidos. 
  • Teste de Colisão : Os animais são lançados contra paredes de concreto. Babuínos, fêmeas grávidas e outros animais são arrebentados e mortos nesta prática.
  • Dissecação : Animais são dissecados vivos nas universidades e outros centros de estudo.
  • O que são alternativas?

    Definimos alternativas como recursos educacionais ou abordagens educativas que substituam o uso
    de animais ou complementem práticas humanitárias de ensino. A educação humanitária no ensino de ciências pode ser encontrada quando:
    - estudantes são respeitados em sua liberdade de escolha e opinião
    - animais não são submetidos a sofrimento ou mortos em praticas educativas
    - os objetivos educacionais são obtidos utilizando-se métodos e abordagens alternativas
    - a educação estimula a visão holística e o respeito à vida



Espaço para refletir: 
É evidente que os HUMANOS desprezam os animais, achando assim que são seres inferiores! A sociedade está cada vez mais distante da natureza, pois cada dia a modernização vem se renovando, a tecnologia está em todos os lugares, o que antes brincar com um cãozinho era tão gratificante, hoje são trocados por horas na frente de um computador, televisão...Claro que à tecnologia ajuda, mas as pessoas não estão sabendo usar o equilíbrio e a essência de tudo está caindo por esquecimento! Como pode uma pessoa gostar e respeitar algo que não tem contato ? Deveria existir mais projetos, ser obrigatório palestras nas escolas ensinando o respeito, criando uma convivência com a natureza , e principalmente ter horários exclusivos para educação da sociedade na televisão, já que hoje em dia a televisão é de grande influencia. Usando assim para o bem, ao invés de comercias de bebidas, de carros...A politica tem que tomar atitude e ser mais rigorosa com isso também! Porque quem não RESPEITA UM ANIMAL HOJE, FUTURAMENTE NÃO RESPEITARÁ UMA CRIANÇA.
 Não adianta ter instrumentos em suas mãos e não saber usa-los! Ou não saber os métodos certos de serem mais eficazes!




A compaixão pelos animais
está intimamente ligada a bondade de caráter,
e quem é cruel com os animais
não pode ser um bom homem.
Arthur Schopenhauer



    Nenhum comentário: