BOTO - CURIOSIDADES

O Boto ganhou nossa enquete do mês de dezembro com  63% dos votos, vamos lá falar sobre ele:


  • Nome científico: Inia geoffrensis
  • Onde vive: Amazônia brasileira e na bacia do rio Orenoco, na Venezuela
  • Quanto pesa: pode ultrapassar 160kg
  • Filhotes: 1 por gestação




Os botos são golfinhos de água doce, aparecem nos rios e não nos mares. Mas, apesar de serem parecidos, golfinhos e botos não são iguais.


Os golfinhos são acinzentados. Já os botos podem ser pretos, acinzentados ou meio avermelhados, como o boto cor-de-rosa. Seu bico é mais comprido e apresenta pêlos na parte de cima. Ocorre na América do Sul, na bacia do Orenoco e Amazonas. O maior comprimento registrado é de 2,50 metros.
Uma das características são os pêlos modificados, as vibrissas, sobre a parte superior do bico, que provavelmente têm função tátil. A coloração pode variar bastante com a idade, atividade e local em que o animal vive e está ligada com a irrigação sanguínea dos vasos subcutâneos. Basicamente é um animal solitário. Alimenta-se de peixes, mas pode também ingerir moluscos e crustáceos.

A LENDA DO BOTO:
Acredita-se que nas noites de lua cheia, próximas da comemoração da festa junina, o boto cor-de-rosa sai do Rio Amazonas, transforma-se em metade homem e continua em condição de boto na outra metade do corpo.

Muito atraente e com um belo porte físico, o boto sai pelas comunidades próximas ao rio, encanta e seduz a moça mais bonita. O belo rapaz usa sempre um chapéu, leva as moças até a margem do rio e as engravida. Ao engravidá-las, o rapaz volta a ser um boto cor-de-rosa e a moça volta a sua comunidade grávida.

Por esse fato, as pessoas que vivem em comunidades próximas aos rios onde habitam os botos cor-de-rosa o comem acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida. Acredita-se também que algumas pessoas que comem a carne do boto ficam loucas.
 


 CURIOSIDADES:

Cultura popular:





- Na cultura popular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.

- Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.

No cinema

- A lenda do boto foi transformada num filme em 1987. Com o título de Ele, o boto, o filme tem no elenco Carlos Alberto Riccelli, Cássia Kiss e Ney Latorraca. A direção é de Walter Lima Junior.



PROJETO BOTO CINZA:  O Instituto há 15 anos é amigo do boto-cinza, por isso o nome: Instituto Boto Cinza, uma homenagem ao mais ilustre morador da baía de Sepetiba.


VEJA MAIS DETALHES NESTE PROJETO: 
http://www.institutobotocinza.org/p/seja-um-voluntario.html




MAS COMO TUDO NÃO SÃO APENAS FLORES, 

Uma matança crescente ameaça de extinção os botos da Amazônia:

De acordo com denúncias de biólogos e ambientalistas. A população de botos da região estaria sendo dizimada por pescadores, interessados em usar sua carne e seus ossos como isca para fisgar um peixe chamado piracatinga, muito valorizado em algumas cidades brasileiras e na Colômbia.
Há dois anos, a equipe do biólogo registrou 250 botos numa reserva perto da cidade. Este ano, somente 50 foram encontrados. Os pesquisadores têm documentado as mortes, na tentativa de chamar a atenção para o problema. Também procuram conversar com os pescadores responsáveis, de modo a orientá-los a manter a fonte de renda, sem matar os botos. Miguéis diz que a carne de porco pode perfeitamente substituir a do boto na hora de pegar a piracatinga.



Informações tiradas: http://www.curiosidadeanimal.com/mamifero_boto_rosa.shtml

http://www.brasilescola.com/folclore/boto-cor-de-rosa.htm

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm